Blog da Focco
Acompanhe as novidades, informações
e curiosidades relacionadas à Focco.

A importância de manter a versão do Banco de Dados de sua Empresa atualizado


oracle-post
A Focco Sistemas de Gestão está realizando o processo de migração e atualização do Banco de Dados Oracle da Versão 11G para a Versão 12C. Esta versão mais atualizada inclui correções de possíveis bugs, falhas de segurança e melhorias na plataforma.

A versão 12C está totalmente homologada pela Focco para uso com o FoccoERP, e possui uma nova arquitetura que permite otimizar a performance, processamento de informações e uso da infraestrutura de hardware.

Segundo Marcelo Sottili, gestor de infra serviços da Focco, a nova versão leva em consideração os principais pilares e desafios da tecnologia moderna para as empresas: Mobilidade, Computação em Nuvem e Mídias Sociais. Além do Software do Banco, o Sistema Operacional Linux também foi atualizado. “A Focco há dois anos adotou a distribuição “Oracle Linux” como a sua principal distribuição, por entender que ela é mais aderente e diretamente voltada ao Banco de dados Oracle, principalmente pela sua escalabilidade, confiabilidade e altíssimo desempenho para aplicações e sistemas empresariais”, explica Marcelo.

De acordo com o gestor, é importante migrar para a nova versão, pois assim o cliente do FoccoERP estará preparado para utilizar as novas implementações que a empresa desenvolve constantemente.

Para ele, alguns dos novos produtos que estão em fase de desenvolvimento em breve irão rodar somente na plataforma Oracle 12C. “Assim, quando o nosso cliente necessitar destes novos produtos, será necessário que o seu banco de dados esteja atualizado nesta última versão”, afirma.

Sottili alerta ainda que a versão 11G, como qualquer versão de software, tem um tempo de suporte, e que depois é descontinuado pelo fabricante. “Sem este suporte não é possível a abertura de chamados técnicos junto a Oracle, e em se tratando de um eventual incidente crítico envolvendo o seu Banco de Dados, o cliente não poderá contar com o apoio técnico da Oracle, ou seja, ficar sem esse atendimento é um risco muito grande”, explica.

Para André Mattos, gestor de TI da Biscoitos Zezé de Pelotas – RS, a atualização é de extrema importância para prevenir a ocorrência de falhas e bugs. “Junto com a licença contratamos o suporte da Oracle, o que possibilitou para os DBAs a instalação de patches e correções que foram lançados. Além disso, atualizamos os sistemas operacionais para Oracle Linux, que é específico para usar com o banco e que nos fez ganhar desempenho”, conta.
Sobre os resultados que André espera atingir o primeiro é ganhar performance. “O 12c possui novos recursos que vão ajudar a Zezé a agilizar os seus processos. Com a atualização, processos de TI também ficaram mais rápidos, isso inclui backup do servidor e sincronismo de bases”, destaca. De acordo com o gestor, o papel da Focco foi importante no processo de inovação. “ Desde o início confio na infraestrutura da Focco para estes serviços e suporte aos meus servidores. Estou plenamente satisfeito. Serviço rápido, de qualidade e de confiança”, reforça.

Os interessados em realizar a migração para o 12C devem entrar em contato com a área de Infra Serviços da Focco e solicitar um orçamento para este serviço.


Nossas soluções
para o seu negócio

[carousel-horizontal-posts-content-slider]