Blog da Focco
Acompanhe as novidades, informações
e curiosidades relacionadas à Focco.

Focco terá solução para NF-e de entrada


A partir do mês de novembro, a Focco disponibilizará uma nova ferramenta para facilitar ainda mais a vida de seus usuários. Com ela, todas as NF-e de entrada da empresa poderão ser validadas e importadas automaticamente para o FoccoERP, sistema de gestão desenvolvido pela Focco.

Segundo o diretor de Produto e Tecnologia da empresa, Diego Boufleur, “a nova ferramenta trará mais agilidade e segurança para um processo que hoje consome muito tempo das empresas por ser estritamente manual”. A expectativa da Focco é de que o novo produto beneficie seus clientes que desejam automatizar a importação de suas NF-e de entrada de forma rápida e confiável.

Mesmo com a entrega programada para novembro, o novo produto será comercializado já a partir do mês de agosto. Com isso, as empresas poderão agendar a instalação antecipadamente e ainda garantir uma condição de pagamento bastante diferenciada.

Entre as principais características da novidade, destacam-se a possibilidade de cadastrar avisos de recebimento, gerenciar, identificar e armazenar os arquivos XML, validar a situação da nota diretamente no SEFAZ além de importar os dados automaticamente para o FoccoERP.

Inicialmente, o produto estará disponível prioritariamente para os clientes da Focco, contudo, será necessário que o software FoccoERP esteja na versão 3.10 ou superior.

O novo produto será identificado como IntegraNF-e.


Deixe seu comentário

Show de viradas


Ao mesmo tempo em que a Focco dá início a novos projetos em clientes que vêm adquirindo seus produtos, também anuncia uma série de viradas de projetos ocorridas nos últimos meses. Recentemente, o FoccoERP entrou em produção em clientes como Cortiana, de Farroupilha (RS), Topázio, em Imperatriz (MA) e Formaplas, de Palhoça (SC), que registrou a virada da sua primeira fase de implantação.

FoccoERP Express

O novo modelo de implantação do FoccoERP, o Express, também registrou a virada em dois novos clientes com prazos recordes: na Go Aço, de Caxias do Sul (RS), que passou a operar com o FoccoERP em apenas 1 mês de projeto,  D´Linea, de Porto Alegre (RS) e Fasomaq, de São Paulo, que registrou o tempo recorde de implementação: 2 semanas.

O FoccoERP Express é destinado para empresas que buscam uma solução mais compacta, no caso de empresas com pequeno e médio porte, conciliando com uma ferramenta profissional para a sua gestão.

Com o Express, o cliente recebe uma série de templates do seu segmento previamente cadastrados, o que acelera o prazo de implantação, prevendo a entrada em operação do FoccoERP num prazo médio de até 60 dias.

Virada antecipada na Tubform

A Tubform é um dos projetos que a Focco tem no Ceará. A empresa, localizada na cidade de Iguatu, que previa a entrada em operação da sua primeira fase somente para setembro, também foi um dos clientes a festejar o progresso do projeto com a sua antecipação em 60 dias do previsto. Para o presidente da Tubform, Edvane Matias, “este trabalho é um marco, pois trará inúmeros benefícios incluindo agilidade e praticidade na gestão da empresa”.

A empresa é considerada uma das maiores fábricas do ramo moveleiro do Nordeste e a maior fabricante de móveis tubulares do Brasil, sendo composta pelas unidades fabris Madeform e Tubform. Além destas fábricas, a holding é também constituída pela rede de Lojas Mathias, com dez filiais distribuídas nos estados do Ceará e da Paraíba e, pela fábrica de eletroportáteis Liz Eletric.

A segunda fase do projeto que integrará o Grupo Tubform, terá início em janeiro de 2012.


Deixe seu comentário

O sucesso virtual do ex-fora da lei


Circula na internet um e-mail referente ao desabafo de um empresário de São Leopoldo, no que se refere a cobrança de impostos abusivos pela Previdência Social.

Este “desabafo”, como está sendo noticiado, foi publicado na edição da revista Exame, em 1996 (clique e leia matéria) e agora, volta à tona devido a repercussão viral com que vem ganhando nos últimos meses.

Trata-se do caso vivido pelo empresário Silvino Geremia, diretor da empresa Higra, cliente da Focco e, novamente relembrado pela revista Exame, na edição do dis 29 de junho de 2011. Confira abaixo:


Deixe seu comentário

Tecnovidro e Ambiente de Contingência: Prova de que é bem melhor prevenir


Já imaginou ficar sem qualquer informação da sua empresa, de um dia para o outro? Pois a Tecnovidro, empresa lozalizada em Farroupilha (RS), poderia ter passado por este sufoco se não tivesse o Plano B, para a segurança de seus dados.

Há mais de 18 anos utilizando os softwares ERPs da Focco, o Grupo Tecnovidro por pouco viu suas informações comprometidas, quando em 2010, registrou o furto de quatro equipamentos da sua estrutura interna de datacenter, entre estes, o servidor de produção Oracle, responsável por armazenar todas as informações geradas pelo FoccoERP.

Por garantia e segurança das suas informações, a Tecnovidro conta com um dos serviços disponibilizados pela Focco, o Ambiente de Contingência. Trata-se da implantação de um servidor extra, que garante a replicação das informações geradas pelo banco de dados Oracle do FoccoERP, no servidor principal.

O gestor de TI da Tecnovidro, Rafael Kurmann explica porque é tão necessária as precauções adotadas para a segurança das informações: “É a parte mais importante da empresa. De nada adianta ter 16 mil metros de área construída, um valor representativo em maquinário, pessoas trabalhando enfim, ter toda uma estrutura preparada, se não tiver a informação”, diz.

Para evitar a perda dos dados de seus 12 servidores, o Grupo Tecnovidro adotou uma regrada rotina desenvolvida pela área de TI: “Além da Contingência, temos o Backup em disco, realizado duas vezes por dia, além de um em fita realizado toda a semana”, conta Rafael. Ele ainda lembra: “Todos os dias verificamos se está ocorrendo a cópia do servidor principal, até que a gente precisou dele verdade”, relembra fazendo menção ao furto ocorrido.

Na ocasião do furto, tendo em vista que a empresa contava com o Ambiente de Contingência, bastou trocar o endereço de IP e a Tecnovidro seguiu operando. Segundo o relato do gestor de TI, “logo após o furto, a equipe da Focco já estava aqui, e colocamos tudo de volta à normalidade. A empresa parou apenas um turno, no seguinte já estava faturando graças à agilidade e atenção da equipe Focco, em especial a Infrasserviços”, conta Kurmann.

Estrutura de datancenter interno

O Grupo Tecnovidro conta com uma estrutura interna datacenter, onde se localizam seis servidores físicos e quatro virtuais, telefonia, rede, fibra ótica, modem e roteador. O acesso é restrito a área de TI da empresa. Após o furto, a empresa instalou uma porta de segurança de ferro, chumbada e concretada, com uma espessura maior, adequada para dar mais segurança aos equipamentos que abrigam as informações da empresa.

Rafael Kurmann reforça a necessidade desta segurança: “É como se fosse uma corrente, um elo, precisa da máquina, precisa das pessoas, precisa da informação. Mas veja o exemplo: Se parar uma máquina na produção, a empresa não para; se uma pessoa não vier trabalhar, a empresa não para; mas se parar o sistema, a empresa toda perde o funcionamento. Nossa preocupação é não deixar isto acontecer”, explica.

Parceria que gera resultados

A Tecnovidro tem 25 anos e é uma dos primeiros clientes da Focco. O atual gestor de TI da empresa está há pouco mais de quatro anos e garante o relacionamento entre as empresas: “Quando cheguei aqui, entrei com a missão de avaliar os sistemas do mercado para realizar a migração. Não conhecia ninguém da Focco, tampouco o sistema. Haviam outras propostas, avaliamos e optamos em permanecer com a Focco. Além do relacionamento, o sistema atendia as necessidades. Não havia porque mudar”.

Para Rafael, a empresa diferencia-se, pois há um relacionamento muito próximo com a direção e equipes, assim como a precisão e agilidade fornecidas pelo sistema, que atende as necessidades estratégicas da empresa. Kurmann encerra: “Nunca tivemos um problema de paradas na empresa em função do sistema. Sem ele, não fazemos nada”.

Clique aqui e conheça mais serviços Focco.


Deixe seu comentário

Troca do ERP na Cortiana agiliza informações e inova pela gestão da TI


A Cortiana Plásticos de Farroupilha colhe informações e resultados do seu faturamento logo após o FoccoERP entrar em operação. O sucesso com a virada de sistema deve-se ao período de implantação do projeto, que contou com a condução inovadora e criteriosa da gestão de TI da empresa.

Diante da franca expansão, abertura de novos mercados e necessidade de informatizar as áreas da empresa, em 2010 a indústria de plásticos, optou por trocar o seu sistema de gestão, modernizando as informações e encerrando um período de customizações.

Desde 2003 a empresa vinha adaptando o ERP. “O sistema havia passado por diversas reimplantações, mas não tínhamos os resultados esperados”, relembra o coordenador da área de TI da Cortiana, Joel De Bortoli.

Numa decisão estratégica a Cortiana troca o sistema pelo FoccoERP: “Agora temos muitas informações que evoluíram com o sistema, principalmente em relatórios, informações onde antes tínhamos que alimentar numa planilha secundária. Hoje o sistema fornece a informação correta, desde que esta tenha sido alimentada corretamente pelo usuário”, conta De Bortoli.

Modelo avaliativo para implantação

Grandes projetos, como o da Cortiana, costumam assustar pelos inúmeros critérios e detalhes que podem por em risco o sucesso na virada. Para evitar contratempos, e chegar ao objetivo proposto, o coordenador de TI e principal responsável pela condução da implantação do FoccoERP pela Cortiana, Joel De Bortoli, elaborou um modelo diferente para organizar e avaliar o período que antecedeu a virada.

A partir de agendas avaliativas, foram monitoradas e registradas todas as datas e detalhes do projeto. A equipe de usuários envolvida na implantação dedicou-se a levantar as dificuldades que havia no sistema anterior, a fim de evitar que os mesmos se repetissem no FoccoERP.

O modelo avaliativo trouxe melhores resultados, assim como o engajamento da equipe no processo de virada. O gestor de TI conta que “juntamente com a equipe Focco, realizamos treinamentos, reuniões internas, enfim, tivemos todo um cuidado para chegar ao resultado positivo. Observamos os cadastros no sistema e as datas. Acompanhamos no detalhe, chegando à data da virada com tudo pronto”.

Unidades integradas no processo

Para envolver as demais unidades da Cortiana, foram realizadas três agendas presencias com duração total de três semanas, além de consultoria via remoto. Os usuários criaram um relatório no qual constavam as dúvidas, roteirizando o trabalho da equipe de implantação. “O processo fabril das unidades são diferentes do da matriz, e com o sistema tornou-se muito mais simples do que antigamente”, diz Joel.

Os sistemas paralelos foram descartados. Mesmo assim, nos primeiros 30 dias, a empresa os manteve, a fim de certificar-se de que as informações fornecidas pelo FoccoERP eram  corretas. O gerente comercial da Cortiana, Daniel Molon, revela: “Criamos relatórios no BI e paralelamente fizemos outro. Os dados são perfeitamente e extremamente confiáveis, sem nenhum tipo de erro. A única situação de dado diferente se deveu a um erro da equipe e não do sistema, o que demonstra ele ser muito bom”.

O responsável pela área comercial ainda comenta: “Nosso principal cliente nos exige um follow diário de faturamento e de entrega dos itens. Esta era outra informação que fazíamos manualmente, mas agora temos a informação fresquinha, de manhã cedo, 100% confiável. A qualidade das informações é notória, ela é óbvia, nós temos muito mais dados gerenciais na mão”.

Para Joel De Bortoli, o FoccoERP sobressai-se pela facilidade que oportuniza às áreas da empresa: “Hoje temos informações que facilitam no planejamento estratégico, o que antes não havia. Um exemplo são as informações que o comercial tem. A equipe acompanha as informações integradas ao SharePoint. Fizemos esse projeto em paralelo, criando as visões do BI para o usuário a área comercial”.


Deixe seu comentário

Pelo 2º ano, Focco entre os melhores do moveleiro


A Focco acaba de receber a comunicação de que está entre as três empresas finalistas ao prêmio Top Móbile 2011 – Marcas mais lembradas na categoria software para o setor moveleiro.

Anualmente, a empresa Alternativa Editorial, responsável pela publicação das revistas Móbile, realiza o evento que premia as marcas mais lembradas entre os fornecedores da cadeia moveleira.

Em 2010, a Focco teve o privilégio de classificar-se entre os finalistas na sua primeira indicação, conquistando o segundo lugar entre os concorrentes, mas sendo a única entre os forncedores de software de gestão – ERP. Agora, a Focco volta a repetir a façanha ao ser indicada novamente e pelo segundo ano consecutivo.

A entrega do prêmio ocorre no dia 10 de agosto, às 20h, junto ao Teatro Elis Regina, no Complexo Anhembi, em São Paulo.


Deixe seu comentário

Clientes Focco já contam com alterações para o envio do PIS/COFINS


A Focco liberou a versão do sistema FoccoERP com a alteração que possibilita o fechamento dos arquivos dos dados das contribuições PIS/COFINS, necessário para o envio posterior à Receita Federal. Recentemente, esta obrigatoriedade teve o seu prazo de entrega prorrogado pelo governo, alterado de junho de 2011 para janeiro de 2012.

Enquanto que empresas de grande porte anunciam suas versões para julho, a caxiense Focco que atende indústrias de vários segmentos, já tem a solução pronta. Ainda em maio houve fechamento por parte de alguns clientes, os quais já estão com o arquivo fechado para enviar à Receita Federal. Os demais clientes, que estão obrigados a entregar a partir de abril de 2011 a fevereiro de 2012, já estão validando a geração do arquivo e apuração dos relatórios.

Segundo a Analista de Negócios Fiscal da Focco, Nádia Cristina de Castilhos, “esta sempre foi uma apuração complexa por causa da legislação e particularidade das empresas em questão. Como a obrigatoriedade previa a entrega dos arquivos no dia 6 de junho, para aquelas empresas sujeitas a acompanhamento econômico-tributário diferenciado na Receita Federal, e contamos com diversos clientes enquadrados na primeira leva, buscamos trabalhar com a antecipação do calendário”, conta.

Para cumprir o prazo e liberar a sua versão a tempo, a equipe da Focco trabalhou neste projeto desde o ano passado, por meio de cursos, atualizações, discussões internas com as áreas de desenvolvimento e consultoria.  “Com esta força-tarefa, conseguimos ter a solução em clientes, já o sucesso no primeiro fechamento, gerando os arquivos e validando-os”, reforça Nadia Castilhos.

O próximo passo é a transmissão dos arquivos, estes que dependem da liberação da versão do validador por parte do Governo Federal, fato que é aguardado para os próximos dias.


Deixe seu comentário

Sexta é 13: Consultores da Focco reúnem-se para aperfeiçoamento


A equipe de consultoria da Focco está reunida nesta sexta-feira, 13, para o Dia da Consultoria, evento que objetiva o aprimoramento e desenvolvimento das especialidades de conhecimento. A equipe que integra a área de Serviços da Focco participa de atividade conjunta neste dia, mas no decorrer da semana, vem acompanhando workshops específicos de cada segmento de atuação.

As atividades integram uma série de treinamentos e aperfeiçoamento da equipe, a qual a direção de Serviços da Focco identifica como Fase do Conhecimento Especializado. Ao final das atividades que se estendem pela próxima semanas, 20 novos consultores também sairão certificados na Versão 3 do FoccoERP.

Os consultores são os profissionais responsáveis por implementar os sistemas da Focco em clientes de todo o Brasil. Além de implementar as soluções, levam o conhecimento especializado dos processos industriais, auxiliando para a evolução na gestão das empresas.


Deixe seu comentário

Comporta automatiza manufatura e ganha em tempo com FoccoERP


A Comporta, fabricante de painéis decorativos para o segmento moveleiro, tem o FoccoERP como novo sistema de gestão. A troca de ERP integra três empresas do Grupo e automatiza a área de manufatura, fato que não era sanado pelo sistema anterior.

Em meados de 2010, a Comporta fechou parceria com a Focco Sistemas de Gestão, fabricante do software, de Caxias do Sul. A partir daí, teve início o projeto de alta complexidade, que previa a virada simultânea das três empresas do Grupo em apenas seis meses.

O projeto na Comporta teve a conclusão em janeiro deste ano. As evoluções com o novo software são evidentes, principalmente na automatização da área de manufatura. Desde a implantação do FoccoERP, as informações são integradas com os demais setores da empresa e passam a auxiliar já no planejamento das próximas ações da Comporta.

Conforme Felipe Schultz, diretor da Comporta, “com o apontamento de produção, recebo números reais de cada máquina e cada setor, como seleção de tempos, hora por máquina, tarefas executadas, e isso revela custos muito próximos da realidade”.

Consultoria especialista

Para o sucesso do projeto, Felipe classifica a contribuição dos consultores da Focco como fator determinante. Segundo ele, o grupo que atendeu a Comporta contribuiu, em especial, com o conhecimento no segmento já que a equipe é do mundo moveleiro e tem passagem pela indústria. “A produção depende de um conhecimento muito grande, e os profissionais trouxeram as melhores práticas do mercado, somando já na pré-implantação ao formatar e desenhar todo o projeto”, diz.

A integração das informações da empresa, assim como a automatização da manufatura, embasa a continuidade evolutiva da Comporta. A partir do controle da manufatura, é agilizado todo o processo, desde o recebimento de pedido até o faturamento de expedição para o cliente, o que torna automático as principais tarefas do dia-a-dia de uma empresa. “Ganhamos tempo e qualidade de serviço. Agora temos a certeza do que se está fazendo”, encerra Felipe Schultz.

Mais sobre a Comporta: Localizada em São José dos Pinhais (PR), a Comporta tem 35 anos de atuação no mercado moveleiro. É especialista em projetar, fabricar e revestir painéis decorativos para o setor. Conta com parcerias focadas na industrialização de produtos ecologicamente corretos, como: Painéis de MDF, Aglomerado e MDP revestidos com melamina ou lâminas de madeira natural, Fitas de bordo de madeira, Piso laminado Madfloor, Painel Canaletado (Slatwall) e Componentes e Serviços para Móveis.


Deixe seu comentário

Grupo Tubform implanta FoccoERP


A Focco consolida a tecnologia do FoccoERP no nordeste do Brasil. A empresa é a escolhida pelo Grupo Tubform como atual fornecedora do software de gestão empresarial.
O Grupo Tubform está situado em Iguatu, no Ceará, a 380 km de Fortaleza. A empresa é considerada uma das maiores fábricas do ramo moveleiro do Nordeste e a maior fabricante de móveis tubulares do Brasil, sendo composta pelas unidades fabris Madeform e Tubform. Além destas fábricas, a holding é também constituída pela rede de Lojas Mathias, com dez filiais distribuídas nos estados do Ceará e da Paraíba e, pela fábrica de eletroportáteis Liz Eletric.
Após período de negociação com a Focco, o Grupo Tubform avaliou o FoccoERP como a melhor ferramenta entre os sistemas, sendo a mais aderente para contemplar as necessidades das empresas do Grupo. Para o diretor comercial da Focco, Evandro Ballico, o fechamento representa a consolidação da Focco no nordeste brasileiro: “Além de Bahia, Pernambuco e Maranhão, agora atuamos em definitivo no Ceará, o que nos faz olhar para o nordeste com a real possibilidade de termos uma unidade presencial na região, em função dos grandes clientes atendidos por lá”.
A opção pela Focco

Envolvido integralmente ao projeto que prevê toda a integração de informações do grupo Tubform, o gerente de Tecnologia e Projetos, Alexandre Bezerra, destaca os principais pontos que levaram as empresas a optarem pela Focco: “O sistema é 100% aderente as indústrias moveleiras e metais mecânica; possibilita o planejamento, direção, manutenção e avaliação das informações da empresa; é abrangente pela sua modularidade; atende toda a cadeia produtiva e, ainda; permite a apuração de custos automática para negociação de preços”, pontua.
Segundo o presidente do Grupo Tubform, senhor Edvane Matias, “uma das dificuldades antes da escolha pelo FoccoERP era a falta de customização em torno de estratégias de negócios específicas e a dificuldade em extrair informação de forma ágil e precisa”, frisa.
Fases do Projeto

A implantação do FoccoERP já está em andamento e, devido ao porte da empresa, será dividido em duas fases, sendo que esta primeira tem sua conclusão prevista para o mês de agosto. De acordo com o senhor Edvane, “nosso principal objetivo é otimizar o fluxo da informação e a confiabilidade da mesma dentro da organização. Isto agiliza o processo de tomada de decisões, como também se reflete na redução de custos”.
Em atividade realizada no mês de janeiro na matriz da Tubform, a diretora de Serviços da Focco, Silvana Bettiol, falou para cerca de 100 colaboradores da empresa, destacando a relevância e pontos-chave do projeto. Entre os assuntos, destacou o avanço significativo que o FoccoERP proporcionará para as empresas do Grupo: “A empresa está no caminho da evolução e, com o apoio gerencial da ferramenta FoccoERP, a gestão do Grupo Tubform tem a garantia das informações precisas para melhor apoiar suas decisões”.
A segunda fase do projeto que integrará o Grupo Tubform, terá início em janeiro de 2012.

Deixe seu comentário
...1020...2829303132...

Nossas soluções
para o seu negócio

[carousel-horizontal-posts-content-slider]