Serviços
Infraestrutura

Monitoramento
das atividades de TI

A Tecnologia da Informação é hoje integrante das operações de todas as empresas, por isso, é fundamental o gerenciamento assertivo desse “ponto crítico” para que a operação não seja prejudicada em caso de falhas.

E para evitar esse cenário é que oferecemos um controle permanente e automático sobre toda a infraestrutura de TI da sua empresa.

Isso significa um acompanhamento preventivo e em tempo real de tudo que está ocorrendo nos servidores.

FoccoMONITOR 

Esse serviço permite verificar servidores, serviços de rede, aplicações, conferência do backup e dispositivos, oferecendo uma visão de disponibilidade, se estão lentos ou falhando, histórico de crescimento das bases, entre outras métricas.

Tudo é enviado para o administrador de sistemas da empresa que pode tomar as decisões e agir de forma antecipada.

Faça o download do guia sobre o serviço e sabia a abrangência, funcionamento e investimentos da solução.

 

Download do Guia

 

Assista e
saiba mais

 

Alguns
benefícios

Com esse monitoramento diário voltado à infraestrutura dos servidores Focco instalados, é possível:

  • Reduzir significativamente a probabilidade de problemas em hardware
  • Reduzir significativamente a probabilidade de problemas em software
  • Ampliar a estabilidade dos serviços
  • Ampliar a segurança e integridade dos dados essenciais a empresa

O que é
possível medir

Veja algumas informações que podem ser acompanhadas:

  • Disponibilidade do Servidor
  • Consumo de espaço em disco
  • Consumo de memória
  • Consumo de processamento do servidor
  • Verificação de execução do Backup
  • Tráfego de rede do servidor
  • Atividade no BD Oracle (Consumo da área de archive logs, logs gerais)
  • Disponibilidade dos serviços
  • Sincronismo de archive logs entre Servidor de Produção e Contingência

 

Plataforma
utilizada

Para suportar o monitoramento automatizado, a Focco escolheu o software Zabbix como ferramenta.

Essa é uma plataforma open-source de elevado desempenho para sistemas Linux e Windows. Utilizado por grandes corporações no mundo, o Zabbix é considerado uma referência e o mais completo do mercado.

Criado especialmente para monitorar a TI, ele permite medir variáveis como umidade, temperatura, ativos de rede (roteadores, firewalls, bridges, switches), ocupação de enlaces, fluxo de dados, servidores, processos e serviços de TI da empresa

 

 

Pré-requisitos

Para funcionamento do monitoramento, os servidores necessitam:

  • SO Windows Server 2008 ou superior
  • SO Linux (Oracle Linux 6.7 ou superior)
  • Acesso a internet
  • 64 MB de RAM disponível
  • 100 MB de espaço em disco livre para instalação do agente
  • Portas liberadas no Firewall do cliente para  viabilizar a coleta de dado

Opinião
de clientes

Veja a opinião de quem já usa o monitor para acompanhar proativamente sua infraestrutura de ti.

“Segurança e disponibilidade”                                                   

Hoje, com o  processo de monitoramento de nossos servidores (Oracle, NFE e Contingência do ERP) nos sentimos seguros quanto a sua disponibilidade,  que está em 99,99% do tempo de operação.

A Focco consegue nos manter informados, através de e-mails enviados pelos técnicos que monitoram os servidores, da situação dos principais itens de hardware e software, isso nos permite  tomar as medidas cabíveis para cada situação com a devida antecedência.

Mesmo para empresas que mantem uma equipe interna de TI, o monitoramento em tempo real e contínuo é indispensável, basta observar o nível de dependência dos sistema de TI que as empresas tem atualmente para entender a importância da alta disponibilidade destes recursos.

José Luis Perini 
Gerente de Operações da PHD Guindastes
Caxias do Sul, RS

 
 

“Isso é ser pro-ativo”                                                   

A Focco deu um grande passo com o FoccoMonitor. Uma belíssima ferramenta que monitora todo o ambiente do cliente em tempo real (online). Ele permite monitorar se o backup foi executado com sucesso, a memória, espaço em disco, partições, serviços, utilização da rede interna (LAN), utilização do processador, archives e até o link do cliente.

Isso é ser pró-ativo, ou seja, conseguir enxergar antes que os problemas ocorram, para que se possa tomar uma ação e evitar a parada do sistema.

Na Tecnovidro o sistema nunca pode parar e nunca para. Outra coisa interessante é que o cliente também pode fazer o monitoramento caso queira ver como está o seu ambiente. 

Rafael Kurmann
Gestor de Ti da Tecnovidro
Farroupilha, RS

 

Alguns
clientes

Confira alguns clientes que utilizam esse serviço em suas empresas:

 

 

Garanta a segurança
diária dos dados

Já fez um backup hoje? O questionamento pode ser rotineiro, mesmo assim, para muitas empresas ainda não faz parte do cotidiano. Mas, o risco de perder todas as informações do dia para a noite, faz do backup uma prática necessária.

A partir da implantação das rotinas de backup a Focco oferece para sua empresa a cópia de segurança dos dados do sistema, caso venha-se a perder os dados originais acidentalmente, por roubo, erros de hardware, acidentes naturais ou vírus destrutivos.

Com mais este produto, a Focco auxilia o cliente na conferência das rotinas diárias, garantindo a preservação das informações de modo automatizado, reduzindo o impacto sobre o trabalho dos administradores e operadores de sistemas.

Vantagens e
benefícios

  • Garantia na segurança das informações
  • Integridade dos dados do sistema
  • Não há necessidade da aquisição de licença
  • Compatível com diversos sistemas operacionais
  • Suporta a maioria dos dispositivos de armazenamento do mercado
  • Continuidade das atividades, na perda dos dados originais

O que é possível
com as rotinas de backup

Definir a melhor política de gerenciamento para o seu backup;
Backup em meio magnético;
Backup em disco local;
Backup em outro servidor pela rede.

Pré-requisitos

Ser cliente dos produtos Focco;
Disponibilizar acesso ao servidor do FoccoERP para a instalação da ferramenta;
Ter acesso à internet.

Responsável
pela execução

A equipe de Infrasserviços da Focco é responsável pela criação e implementação das rotinas de backup, enquanto que, a responsabilidade pela conferência dos logs diariamente é do cliente. 

Auditoria no processo
de Backup básico

O Backup dos dados é um procedimento indispensável para o funcionamento do sistema de computadores, os arquivos do seu computador ou servidor que podem sofrer danos ou mesmo se perderem por completo por conta de vírus, problemas de hardware, falhas físicas ou humanas. Por isso o backup é tão importante, ele garante a integridade dos dados, configurações, banco de dados e arquivos de usuários.

Se para uma pessoa perder os dados de seu computador é um grande transtorno, imagina para uma empresa, perder dados de clientes ou mesmo dos próprios funcionários, significam dias de trabalho perdido. Devido a este problema que pode acontecer, queremos alertar nossos clientes e indicar ações rápidas e de baixo custo para auditoria dos processos de backup.

Vantagens e
benefícios

  • Auditar o processo
  • Garantir que o backup esteja operacional
  • Script de backup é atualizado para a última versão

O que o 
cliente recebe?

Uma documentação com o procedimento de Backup e a confirmação de que o script de backup está atualizado e funcionando adequadamente, seguindo as recomendações da Oracle.

Pré-requisitos

Ser cliente dos produtos Focco;
Disponibilizar acesso aos servidores para a instalação das rotinas de Backup;
Disponibilizar meios para a implementação do Backup Externo;
Ter acesso à internet.

Como este serviço 
ajuda sua empresa?

  • Confirma que o procedimento de Backup está funcionando;
  • Mantém a normalidade de operação do sistema;
  • Custo/benefício proporcionais;
  • Gera tranquilidade aos gestores e usuários do sistema.

Responsável
pela execução

A equipe de Infrasserviços da Focco é responsável pela criação e implementação das rotinas de backup, enquanto que, a responsabilidade pela conferência dos logs diariamente é do cliente. 

 

Auditoria no processo
de Backup completo

O Backup dos dados é um procedimento indispensável para o funcionamento do sistema de computadores, os arquivos do seu computador ou servidor que podem sofrer danos ou mesmo se perderem por completo por conta de vírus, problemas de hardware, falhas físicas ou humanas. Por isso o backup é tão importante, ele garante a integridade dos dados, configurações, banco de dados e arquivos de usuários.

Se para uma pessoa perder os dados de seu computador é um grande transtorno, imagina para uma empresa, perder dados de clientes ou mesmo dos próprios funcionários, significam dias de trabalho perdido. Devido a este problema que pode acontecer, queremos alertar nossos clientes e indicar ações rápidas e de baixo custo para auditoria dos processos de backup.

Vantagens e
benefícios

  • Restaurar o backup para uma base adicional;
  • Confirmar a sua eficiência e acesso aos dados restaurado.

O que o 
cliente recebe?

A confirmação de que a restauração do backup está ok, bem como o acesso a base de dados do sistema recém restaurado.

Pré-requisitos

Ser cliente dos produtos Focco;
Disponibilizar acesso aos servidores para a instalação das rotinas de Backup;
Disponibilizar meios para a implementação do Backup Externo;
Ter acesso à internet.

Como este serviço 
ajuda sua empresa?

  • Confirma que o procedimento de Backup está funcionando;
  • Prova que o processo está 100% funcional, com a restauração dos dados do Backup e acesso aos dados restaurados;
  • Mantém a normalidade de operação do sistema;
  • Custo/benefício proporcionais;
  • Gera tranquilidade aos gestores e usuários do sistema.

Responsável
pela execução

Equipe de Infrasserviços.. 

 

Tuning do
banco de dados

Você sabe o que é tuning de banco de dados? Tuning de banco de dados aplica mudanças visando otimizar o desempenho na recuperação ou atualização de dados. Em curtas palavras, é sinônimo de otimização. Atualmente existem muitas técnicas e dicas de tuning que podem ser aplicadas para otimizar os sistemas corporativos. 

Na instalação padrão do Servidor ERP, são realizados ajustes no Banco observando as configurações do servidor do projeto,  com o aumento do volume dos dados, é necessário fazer ajustes nas configurações voltadas para o cenário  atual do cliente. 

Um banco de dados com baixo desempenho nem sempre é aceitável. Somente o investimento na capacidade física (hardware) dos servidores não é garantia de melhora na performance do banco de dados. Há momentos que o tuning é a melhor ou a única saída.

Vantagens e
benefícios

  • Auditar as configurações de banco de dados oracle;
  • Realizar ajustes finos no banco se necessário;
  • Limpar logs;
  • Reduzir espaço em disco;
  • Ajustar parâmetros que melhoram a performance do banco;
  • Adequar  as configurações do Banco, em função do crescimento da Base de Dados e o crescimento no número de usuários de acesso.

O que o 
cliente recebe?

Ajustes que visam melhorias no banco e um relatório completo com o dignóstico realizado e um plano de ação para melhoria.

Pré-requisitos

Ser cliente dos produtos Focco;
Disponibilizar acesso aos servidores do banco de dados Oracle para que a análise seja possível;
Ter acesso à internet.

Como este serviço 
ajuda sua empresa?

  • Melhora a performance do banco;
  • Organiza e corrige eventuais falhas de parâmetros desatualizados;
  • Otimiza a performance do banco, evitando por vezes o investimento em novo hardware ou upgrade;
  • Garante a segurança dos dados armazenados no Banco;
  • Mantém a normalidade de operação do sistema;
  • Custo/benefício proporcionais;
  • Gera tranquilidade aos gestores e usuários do sistema.

Responsável
pela execução

Equipe de Infrasserviços.. 

 

Competência em
Tecnologia da Informação  


Area de TI da sua empresa pode dispor de um completo programa de capacitação em Oracle no FoccoERP. Realizado in company, de acordo com as necessidades e realidade dos profissionais participantes, é desenvolvida programação que aborda conceitos sobre administração de banco de dados Oracle e treinamento de infraestrutura para manutenção e manejo do FoccoERP.

Adquira mais conhecimento, saiba mais sobre o FoccoERP, gerenciamento e configurações Linux e a moderna tecnologia Oracle em banco de dados. Serviço inteiramente voltado aos produtos Focco.

Como este serviço
ajuda sua empresa?  

  • Capacita o cliente em conhecimentos relacionados ao Sistema Operacional Linux;
  • Capacita o cliente em conhecimentos relacionados ao Banco de Dados Oracle;
  • Amplia o conhecimento referente à infraestrutura.

O que o cliente
recebe

  • Treinamento com profissional certificado;
  • Material de apoio sobre Sistema Operacional Linux e Banco Oracle.

Pré-requisitos 

  • Ter conhecimentos em Tecnologia da Informação;
  • Ser cliente FoccoERP.

Atualização do banco de dados 
para a última versão

As organizações sejam de porte pequeno, médio ou grande, estão cada vez mais dependentes da tecnologia e, para a grande maioria delas, a informação é o bem mais importante e essencial para seus negócios.  

Neste sentido, a Focco vem desempenhando importante papel, para que o banco de dados da Oracle tenha seu correto funcionamento e atualização, preservando os três objetivos principais das normas de segurança da informação: confidencialidade, integridade e disponibilidade da informação.

Vantagens e 
benefícios

  • Manter o ambiente atualizado e apto a receber melhorias da versão;
  • Atualização do Software oracle homologado para o uso com o FoccoERP.

O que o cliente 
recebe

Com o banco de dados em sua última versão homologada pela Focco, você passa a ter a sua plataforma atualizada em conformidade com o licenciamento do software.

Pré-requisitos 

  • Ser cliente dos produtos Focco;
  • Disponibilizar acesso ao servidor do Banco de Dados Oracle para que seja possível a execução do serviço;
  • Estar em dia com o licenciamento Oracle;
  • Ter acesso à internet.

Como este serviço  
ajuda sua empresa?

  • Mantem a versão do banco em conformidade com a licença de uso.
  • Manter o Banco atualizado permite ao cliente fazer uso de recursos nobres pertencentes a última versão;
  • A última versão corrige bugs das versões anteriores;
  • Mantém a normalidade de operação do sistema;
  • Custo/benefício proporcionais;
  • Gera tranquilidade aos gestores e usuários do sistema.

Tenha garantia de que o
seu negócio não vai parar

Os riscos estão por toda a parte. No caso de um desastre, pane ou outro sinistro, que indisponibilize o acesso ao servidor principal, em poucos minutos o FoccoERP é restabelecido em outro equipamento, o servidor de Contingência.

A Implantação de Ambientes de Contingência é um serviço que garante a segurança do FoccoERP, a partir da disponibilidade do segundo servidor, atuando como um reserva na falta do servidor principal. 

A partir deste procedimento cautelar, configurado especificamente para sua empresa, evite o risco de ver seu negócio parar. Fique com a certeza de que, com o serviço de contingência realizado pela Focco, as informações ficam mais seguras, mantendo o funcionamento da sua empresa.

O que o cliente
recebe

Sistema FoccoERP configurado em um servidor secundário;
Sincronismo dos dados a cada 20 minutos;
Treinamento do serviço.

Pré-requisitos

Servidor principal com o FoccoERP em operação;
Disponibilidade de hardware para a implantação do servidor de contingência;
FoccoERP e seus pré-requisitos instalados previamente à aquisição do serviço;
Licença Oracle para o servidor secundário.


Obs: A configuração do servidor será determinada pelo número de usuários do sistema. Uma avaliação é realizada pela equipe de infraestrutura da Focco, durante o processo de venda, em conjunto com a empresa.

Responsável
pela execução

Infrasserviços Focco.

Como este serviço
ajuda sua empresa?

  • Sustenta o funcionamento da empresa a partir da ativação do servidor de contingência;
  • Garante a segurança dos dados armazenados no sistema FoccoERP;
  • Mantém a normalidade de operação do sistema;
  • Custo/benefício proporcionais;
  • Gera tranquilidade aos gestores e usuários do sistema;
 

Opinião 

Vital para empresa ter um servidor de contingência

É muito importante e vital para empresa ter um servidor de contingência para o sistema, pois no sistema está a vida da empresa.


Sem o sistema, a empresa não funciona, ou seja, ela para. Não adianta ter um mega parque fabril, pessoas qualificadas se, ao chegarem na empresa, o sistema não estiver disponível. Sem sistema não tem pedidos, faturamento, pagamentos, recebimentos, ordem de produção, etc, etc.


Em um final de semana de 2011, a empresa foi assaltada e roubaram o servidor de produção. Como tínhamos o servidor de contingência do FoccoERP, na segunda-feira pela manhã, em torno de 10 minutos, o sistema já estava no ar e os usuários poderam trabalhar na Contingência. Hoje temos o servidor de produção e o Servidor de Contingência do FoccoERP com as mesmas características físicas (memória, discos, processador).


Rafael Kurmann
Gestor de Ti da Tecnovidro
Farroupilha, RS

Administração de
ambiente tecnológico

Atenção total ao Banco de Dados e Sistema Operacional da sua empresa!

Com este serviço, você adquire um pacote que reúne o gerenciamento de banco de dados e o suporte ao sistema operacional do seu negócio. São soluções avançadas e perfeitamente ajustadas a sistemas de uso normal ou ambientes de missão crítica, em que se exige 100% de disponibilidade e atenção.

Priorize o desempenho tecnológico da sua empresa, e obtenha o melhor serviço de administração do ambiente de TI. Conte com a experiência de profissionais especializados, com visão de negócio e alto padrão de conhecimento em tecnologia Oracle.

Como este serviço
ajuda sua empresa?  

  • Passa a contar com a experiência de DBAs Oracle com amplo conhecimento nos produtos Focco
  • Agiliza a solução de possíveis problemas no BD e SO.

O que o
cliente recebe

Em Banco de Dados:

  • Instalação, migração e upgrade do Banco;
  • Análise e otimização de performance (tunning);
  • Dimensionamento de servidores;
  • Definição e implementação de políticas de backup e restauração do Banco;
  • Definição e implementação de política de segurança de acesso aos dados do Banco;
  • Consultoria em projetos específicos relacionados a Banco de dados Oracle.

 

Em sistema operacional:

  • Instalação de servidores Linux e Windows;
  • Instalação de servidores de aplicação;
  • Dimensionamento de servidores;
  • Recuperação de Sistemas (partições danificadas);
  • Servidor de impressão;
  • Implementação de virtualização (Xen Server/Vmware).

Pré-requisitos

  • Servidor com sistemas Focco em operação;
  • Acesso à internet.

Responsável
pela execução

Infrasserviços da Focco.

Para que remediar
se você pode prevenir?

Com o serviço de Suporte Preventivo do Ambiente Tecnológico, a sua empresa passa a ter um controle de infraestrutura e operacionalidade tecnológica permanentes, reduzindo a probabilidade de futuros problemas em hardware e software essenciais ao funcionamento da empresa.

O serviço é fornecido por meio de suporte mensal preventivo e auditoria no servidor do cliente, voltados à infraestrutura do Sistema Operacional Linux, Backup e Banco de Dados Oracle. Para realizar o suporte, não há necessidade de desativar a operação do sistema em uso. 

Como este serviço
ajuda sua empresa?

  • Possibilidade de visualizar antecipadamente possíveis ajustes, correções ou atualizações do ambiente;
  • Ameniza a probabilidade do sistema FoccoERP ficar sem operação;
  • Por meio de um profissional qualificado, são realizadas auditorias do ambiente.

O que o
cliente recebe

  • Suporte Preventivo;
  • Auditoria mensal referente à infraestrutura de Sistema Operacional e Banco de Dados e backup;
  • Relatório mensal, com registro de todas as ações realizadas durante o preventivo: conferências, ações pontuais, correções, identificação de bugs, ou necessidade de aplicação de patches no Sistema
  • Operacional ou Banco Oracle.

Pré-requisitos

  • Servidor com o FoccoERP em operação;
  • Acesso à internet;
  • FoccoERP e seus pré-requisitos instalados previamente à aquisição do serviço. Saiba mais

Responsável
pela execução

Infrasserviços da Focco.

Atualização de Infra
no FoccoWEB

O Foccoweb é uma Ferramenta 100% Web que permite conectar clientes e representantes diretamente ao seu FoccoERP.   

Ele possibilita que o cliente ou representante insira pedidos de venda ou realize consultas on-line de informações utilizadas no dia-a-dia dos representantes e/ou lojistas.

Por ser Web é necessário que a sua Infra esteja atualizada, principalmente no que diz respeito a Sistema Operacional  Linux, Segurança, Certificado Digital, Backup,  e atualização da Aplicação.

Vantagens e
benefícios

  • Segurança nas conexões com a configuração de um certificado digital válido;
  • Manter o ambiente atualizado;
  • Garantia que o processo de backup está funcionando.

O que o 
cliente recebe?

Ajustes e atualizações que visam melhorias no ambiente e segurança na estrutura.

Pré-requisitos

Ser cliente dos produtos Focco;
Disponibilizar acesso ao servidor da Aplicação Foccoweb;
Certificado Válido emitido por uma autoridade certificadora;
Ter acesso à internet.

Como este serviço 
ajuda sua empresa?

  • Tem por objetivo principal manter o ambiente atualizado;
  • Organiza e corrige eventuais falhas de parâmetros desatualizados;
  • Reforça a segurança, com a configuração do Certificado digital;
  • Revisão no processo de Backup;
  • Mantém a normalidade de operação do sistema;
  • Custo/benefício proporcionais;
  • Gera tranquilidade aos gestores e usuários do sistema.

Responsável
pela execução

Equipe de Infrasserviços.. 

 

Consultoria na
avaliação do ambiente

Com o tempo, os servidores tendem a diminuir sua performance, capacidade de armazenamento, capacidade de processamento. A Focco está preparada para verificar se os servidores atendem aos requisitos exigidos pelos clientes. 

O serviço de consultoria visa avaliar e apoiar o cliente no levantamento e diagnóstico necessários para decidir se é a hora de substituir o Servidor ou realizar algum tipo de upgrade.

Vantagens e 
benefícios

  • Identificar se há a obsolescência do Servidor.
  • Identificar se é vantagem para o cliente manter a estrutura como está, realizando apenas um Upgrade.
  • Garantir a evolução Tecnológica do parque de Servidores.

O que o cliente 
recebe

Um Relatório com o levantamento realizado, e sugestões de melhoria.

Pré-requisitos 

  • Ser cliente dos produtos Focco;
  • Disponibilizar acesso aos servidores.

Como este serviço 
ajuda sua empresa?

  • Tem por objetivo principal identificar se a estrutura atual de Servidores atende a demanda do cliente;
  • Alerta o cliente sobre a obsolescência dos Servidores;
  • Alerta o cliente sobre os riscos dos Servidores não estarem mais cobertos pelo Contrato de Suporte do Fabricante;
  • Preocupação com a Evolução Tecnológica;
  • Mantém a normalidade de operação do sistema;
  • Custo/benefício proporcionais;
  • Gera tranquilidade aos gestores e usuários do sistema;

Responsável 
pela execução

Infraserviços da Focco.

       
 

Atendimento
a qualquer hora

O suporte 24 | 7 é um serviço prestado pela Focco aos clientes que desejam adquirir um contrato para expandir o atendimento além do horário comercial, ou seja, das 8:00 às 12:00 e das 13:30 às 18:00, de segunda à sexta-feira.

Assim, sua empresa passará a usufruir de atendimento durante às 24h do dia, durante os 7 dias da semana, ininterruptamente, inclusive finais de semana e feriados.

Guia completo
sobre o serviço

Neste guia você encontrará informações sobre o abrangência, funcionamento, investimentos e demais considerações.

Veja o guia do serviço

Funcionamento
do serviço

O serviço funciona de forma batante transparente, depois de contratato, basta ligar no momento que houver a emergência.

  •      Sua empresa recebe dois números de telefone exclusivos
  •      Em qualquer emergência, basta acionar o plantão.
  •      Um técnico avaliará a situação e iniciará a resolução.
  •      Sua empresa continua sem grandes interrupções!

 

Contratação
do serviço

O contrato de suporte 24|7 é comercializado pela equipe de vendas da Focco:

Entre em contato com seu consultor ou pelos canais:

Telefone: (54) 3025 9000
E-mail: camila.brandalise@focco.com.br


Nossas soluções
para o seu negócio

Gestão integrada para indústrias e distribuidoras.

Gestão completa para lojas de móveis planejados.

Experiência e competência adequada à sua necessidade.

Aumente o poder do seu ERP com essas soluções complementares.